QUAL A HORA CERTA PARA PERDER A VIRGINDADE ?








[Foto: Getty]


 
QUAL A HORA CERTA PARA PERDER A VIRGINDADE ?
Não é fácil decidir com que idade se deve perder a virgindade, e muitos de nós sentimos que não escolhemos a “hora certa” para fazer sexo pela primeira vez.
Umm estudo publicado na revista BMJ Sexual & Reproductive Health mostrou que quatro em cada 10 mulheres e um em cada quatro homens sentem que não escolheram o momento “certo” para a sua primeira relação sexual.
A última pesquisa da National Survey of Sexual Attitudes and Lifestyles revelou que muitas pessoas não se sentiam “prontas” para fazer sexo quando tomaram esta decisão.
Os pesquisadores fizeram um questionário com 2.825 pessoas sexualmente ativas no Reino Unido, com idades entre 17 e 24 anos, sobre sua experiência ao perder a virgindade.
Os participantes responderam, entre outras questões, se ambos os parceiros estavam igualmente interessados em fazer sexo, se a decisão parecia ter sido realmente tomada por eles, se algum método contraceptivo foi usado, e se estavam se sentindo realmente prontos para iniciar a vida sexual naquele momento.

Cedo demais para o sexo?

A maioria das pessoas entrevistadas gostaria de ter esperado mais tempo para perder a virgindade, enquanto alguns disseram que deveriam tê-lo feito antes.
Metade dos participantes relatou que sua primeira vez aconteceu aos 17 anos, enquanto quase um terço iniciou a vida sexual antes dos 16 anos, a idade de consentimento para o sexo no Reino Unido.
Quando o assunto é interesses equivalentes em fazer sexo, uma em cada cinco mulheres disse que não compartilhava da mesma opinião de seu parceiro no momento de escolher quando ter a primeira relação sexual, sugerindo que muitas podem ter se sentido pressionadas a perder a virgindade.
Ainda mais preocupante foi que a maioria destas mulheres relatou que a decisão não foi totalmente delas.
Além disso, uma pessoa em cada 10 não usou métodos contraceptivos ao perder a virgindade.
A professora Kaye Wellings, coautora do estudo da London School of Hygiene and Tropical Medicine, disse que embora a idade de consentimento seja uma forma de proteção, ela não é necessariamente um indicador de que alguém está pronto para iniciar a vida sexual.
“A mensagem do artigo não é ‘esqueça a idade, deixe que eles façam sexo aos 12 anos’. O maior foco é a variabilidade, a ideia de que você pode ter 17, 18, 19 anos, e não estar pronto,” disse ela.
“Cada jovem é diferente – alguns podem estar prontos com 15 anos, enquanto outros, com 18, não estão”.
Comentando os resultados, a pesquisadora Dra. Melissa Palmer disse à BBC : “Nossas descobertas parecem apoiar a ideia de que mulheres jovens têm maior probabilidade de sofrer pressão de seus parceiros para ter relações sexuais do que os rapazes”.
“Embora os resultados da pesquisa tenham mostrado alguns pontos positivos, como o fato de que quase nove em cada dez jovens usaram um método confiável de contracepção na primeira vez, mais esforços são necessários para que um bem-estar mais amplo seja garantido a esses jovens, à medida que se tornam sexualmente ativos”.

Como saber qual é a hora “certa” de fazer sexo?

NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) recomenda que os jovens façam as seguintes perguntas a si mesmos antes de embarcar em sua primeira experiência sexual:
  • Será que esta é a decisão certa?
  • Eu amo o meu parceiro?
  • Ele/ela me ama tanto quanto eu o/a amo?
  • Nós conversamos sobre usar preservativos para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e HIV, e esta conversa foi positiva?
  • Sabemos o que fazer sobre a contracepção para evitar uma gravidez?
  • Eu me sinto seguro para dizer “não” a qualquer momento, se eu mudar de ideia, e nós dois vamos entender esta situação?
Se você respondeu “sim” a todas estas questões, esta pode ser a hora certa.
No entanto, se você responder “sim” a alguma das questões abaixo, talvez seja melhor esperar:
  • Eu me sinto pressionado por alguém, como meu parceiro ou meus amigos?
  • Pode ser que eu me arrependa depois?
  • Estou pensando em perder a virgindade só para impressionar meus amigos ou fazer o que eles fazem?
  • Estou pensando em perder a virgindade só para manter o meu relacionamento?
Vale lembrar que em outubro do ano passado foi divulgado que os casos de DSTs cresceram muito entre os jovens do Reino Unido.
Estatísticas recentes do Public Health England indicam que um caso de clamídia ou gonorreia é diagnosticado a cada 4 minutos em jovens ingleses.
Outras descobertas revelam que mais de 144 mil das pessoas diagnosticadas em 2017 tinham entre 15 e 24 anos.
Fonte:https://br.vida-estilo.yahoo.com/qual-e-hora-certa-para-perder-virgindade-081751923.html

Comentários