SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA : EXERCÍCIO DA AFETIVIDADE



A sexualidade de um indivíduo define-se como sendo as suas preferências, predisposições ou experiências sexuais na experimentação e descoberta da sua identidade e actividade sexual.

A sexualidade começa no dia de nascimento e termina no dia de morte, no entanto, é na adolescência (Daniel Sampaio define adolescência como sendo uma etapa do desenvolvimento, que ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que as alterações psicobiológicas iniciam a maturação sexual até à idade em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida), que normalmente se tem o primeiro contacto com o acto sexual. É um período de grande crescimento e transformações, onde tudo é vivido intensamente.

Em cada período da nossa vida, a sexualidade manifesta-se de formas diferentes, portanto a sexualidade de uma criança é completamente diferente da sexualidade de um jovem ou adulto.

A sexualidade é algo normal, inerente a cada ser humano – logo deve ser encarado com naturalidade, e acima de tudo não deve ser encarado como tabu, ou com preconceito.
Portanto, todos nós deveremos ter informação sobre sexo e tudo o que com ele se relaciona. Ainda mais para nós, jovens!
 
Fonte:http://jovens-informados.blogspot.com.br/

Comentários